domingo, 22 de março de 2020

O PAPEL DA IGREJA, EM TEMPOS DE CRISE


O VERDADEIRO PAPEL DA IGREJA DE CRISTO
(Pr. Célio de Almeida Theago – 22/03/2020)

“A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo, E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos, esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor...”   (Efésios 3:8-11).

O que é Igreja? Qual o seu papel? Qual é a sua importância no Reino de Deus?

Vejamos...
A igreja existe em vários aspectos, sob o ponto de vista da “Razão Social”, ou do CNPJ, é uma organização. Mas do ponto de vista Bíblico, é um organismo vivo, o corpo a essência de Cristo.

A igreja não é um projeto da mente humana, não é uma ideia quântica, muito menos uma dimensão física, biológica ou química. A igreja é um projeto de Deus, que a criou com um propósito, ou objetivo; qual seria?

Apresentar a figura de Cristo...
Paulo diz: “quanto a mim [...] o mínimo de todos os santos...”  O grande Apóstolo, se considera o mínimo, ou o menor de todos; e não o maior, embora tenha sido usado grandemente por Deus para pregar o Evangelho aos gentios. Ele diz: “sou o menor de todos”, porque conhecia o Deus Todo-Poderoso que o chamara, e capacitara, para pregar as Boas Novas de Salvação. Ele diz: “Me foi dada a esta ‘graça’...”
Graça não traz somente a salvação, também conhecimento, Paulo não diz... foi me dada a competência, ou capacidade de..., mas, ele diz: me foi dada a graça.

Eu e você, somos igreja...
Fazemos parte do corpo de Cristo, pela graça. Não passamos a pertencer ao corpo pela nossa intelectualidade, ou pala nossa graduação acadêmica. NÃO, MAS, PORQUE A GRAÇA NOS ALCANÇOU! ALELUIA!
Só estamos aqui porque fomos alcançados um dia pela graça, que abriu os horizontes de nossas consciências, e nos levou aos pés de Cristo!
Devemos adorar a Deus porque fomos alvos de sua infinita e surpreendente graça!

O papel da Igreja...
Paulo declara que nos foi dado a graça de anunciar, ou fazer conhecida a “multiforme” sabedoria de Deus… segundo o eterno propósito de Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Para que Deus nos alcançou com sua graça?


  •         Para sermos anunciantes da multiforme sabedoria de Deus;
  •         Devemos “carregar” em nós o anúncio da graça;
  •         Onde formos ou chegarmos, devemos manifestar o Evangelho de Cristo;
  •        O evangelho (Verbo) está em mim;
  •         O Evangelho é “móvel”, através de mim, por onde quer que eu vá, ele vai comigo.

No tempo de peregrinação do povo de Israel no deserto, Deus ordenou a Moisés que construísse um tabernáculo, para que Ele pudesse habitar no meio de seu povo: Faze-me, também, um santuário, para que Eu possa habitar entre meu povo.” (Ex. 25:8). Por onde que o povo de Deus passasse, levariam em seus ombros a Arca da Aliança, todos os utensílios e materiais para montar o Tabernáculo (santuário) de Deus entre o povo. Este santuário era colocado no meio das tribos de Israel, o que simbolizava Deus no meio de seu povo.

O papel da Igreja no Reino de Deus...
Chegou determinado momento em que findou a peregrinação, e foi construído em suntuoso templo ao Senhor. Mas percebe-se através dos relatos Bíblicos, que o povo se distanciou de seu Deus, corrompendo cada dia mais; até que Deus “percebeu” que aquele templo estava ultrapassado, perdera o devido valor! Por isso, enviou Jesus, como o Verbo vivo de Deus, para habitar com os homens. Jesus veio, cumpriu seu ministério terreno, mas prometeu aos seus discípulos... Estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos...” Ele já havia declarado anteriormente: Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra; e meu Pai o amará, e viremos até ele e faremos nele nossa morada.”
Jesus não quis a tenda de Moisés, ou o templo de Salomão, Ele estabeleceu um novo lugar, para habitar. Ele resolve vir morar em mim, em você!

  •      Agora a tenda sou eu;
  •          O tabernáculo sou eu;
  •          O templo sou eu
  •          O domicílio de Deus sou eu, e
  •          O morador é o Senhor Jesus Cristo!

Mas, Ele habita em mim, com um propósito: anunciar as “riquezas” incomparáveis, incompreensíveis de Cristo. São riquezas que Ele te capacita a compartilhar, embora, não as saiba dimensionar. O mistério estava “oculto” em Deus, mas Deus o revelou através de Cristo, o Seu Filho. Como Paulo afirma, quando escrevera a Tito (2:11): “Mas a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens...” 
O “verbo” se fez carne, e habitou entre nós... para que agora, pela igreja (que sou eu, é você), a multiforme sabedoria de Deus, pudesse ser compartilhada a todos os moradores da terra.

O que fazer...
É momento de nos levantar, como igreja de Cristo, para levar a mensagem da Cruz, que trará novamente, a paz, o amor, a esperança, e a certeza de que Deus ama tanto a humanidade, que deseja salvar, habitar, cuidar e guiar “pelos caminhos" de sua maravilhosa, surpreendente, inesgotável; e multiforme graça;  CRISTO JESUS!

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.