segunda-feira, 20 de junho de 2011

O JUSTO VIVERÁ PELA SUA FÉ

“Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua Fé” (2:4)

Sim, o justo, o crente em Jesus, viverá pela sua fé. E esta fé no Senhor triunfante, ressuscitado e glorioso, transmite à vida diária uma vitalidade vibrante.

A pala “Fé” no original hebraico expressa um conceito de lealdade fidelidade e confiança.

A nação Israelita estava passando por momentos de crise (+- 640 a 598 a.C).

Crise Espiritual: O profeta viu Israel cair numa condição de apostasia. A nação estava se afastando de Deus. Entregara-se à idolatria e outras buscas destituídas de qualquer valor.

Crise Moral: Pecado, imoralidade e vício dominavam o povo de Israel. A lei não era aplicada com equidade e honestidade. A justiça era frouxa e indolente. A ilegalidade campeava solta (1:3,4). A nação de Israel estava em grave decadência espiritual, moral e social.

Crise Nacional: Este povo Caldeu ou Babilônico segundo a concepção de Habacuque era mais ímpio que o povo Judeu. Sua inquietação era porque Deus permitira que este povo injusto invadisse, oprimisse a sua nação.

O cristão não se abate com o presente, embora o veja muitas vezes como sendo sombrio.

Crise Alimentar: Por causa da guerra, a nação Judaica passava por uma grande crise alimentar.

"Ainda que a figueira não floresça, nem há fruto na vide; o produto da oliveira mente e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas foram arrebatadas do aprisco e nos currais não há gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. (Hc. 3:17-19; esta oração tem muita semelhança com os salmos 18 e 68.)

Este texto é uma declaração de fé em um momento de crise inigualável. Faltariam figos, uvas, azeitonas, os campos não produziriam os alimentos. O Rebanho seria exterminado. Os currais sem gado. E qual é a atitude do profeta? Desespero? Inconformismo? Não, em meio ao caos de sua nação, o profeta reafirma a sua fé em Deus!

Que fé! No meio da crise, alegria. Que lição para todos os cristãos aborrecidos, murmuradores, emburrados com Deus e com o mundo! (vide Jó 27:2-4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.