segunda-feira, 20 de junho de 2011

A UNÇÃO COM ÓLEO

Texto Básico: Expulsaram muitos demônios, e ungiam a muitos enfermos com óleo e os curaram. (Marcos 6.13).

Está alguém dentre vós enfermo? Chamem os presbíteros e orem sobre ele ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tiago 5.14 – 16).

A Bíblia nestes versículos deixa em foco as doenças físicas e não espirituais. Alguns têm crido erroneamente que a cura era algo do passado, e não dos dias atuais.

O texto de Mc. 6:13, onde está registrado que os apóstolos na ministração de cura aos enfermos de diferentes aldeias e povoados por onde passaram em cumprimento de uma comissão dada pelo próprio Senhor Jesus, fizeram uso da unção com óleo, lembrando ainda que ao curar um cego Jesus fez lodo com saliva e areia, ungiu os olhos enfermos, curando-o (João 9.6-16). Findando por relembrar que no Antigo assim como no Novo Testamento o óleo simboliza o Espírito Santo. Jesus empregou meios físicos para realizar o milagre “cuspiu e fez um lodo”. Ao curar o cego em um sábado Jesus quebrou uma lei específica acerca da medicação que se dava ao doente. Vemos no versículo 16, a declaração de alguns Fariseus: “Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado”. As pessoas que se sentem altamente prejudicadas por qualquer razão, ou por interesse próprio, fazem qualquer espécie de declaração que uma a uma crença qualquer; mas a última coisa que elas realmente querem conhecer é a verdade. Alguns chegaram a declarar que Jesus era endemoniado por não respeitar o sábado(João 10.20).

“Chamem os presbíteros da igreja...” O texto de Tiago 5:14 faz referência à “presbíteros”, que eram, geralmente, homens maduros e experimentados na liderança da igreja, e oficialmente designados pela mesma. Devemos salientar também que não há nenhum caso ou ordem no Novo Testamento de uso da unção ministrada por qualquer crente. Tiago não está querendo ensinar algo sobre óleo é que ele afirma “a oração da fé salvará o enfermo”, e não o óleo. Sendo assim, o óleo equivale às medidas naturais e culturais paralelas como “a saliva” para a cura do cego (Jo 9), impor as mãos (At 28:8), ordenar uma palavra (At 9:40), abraçar (At 20:9,10), colocar os dedos nos ouvidos e tocar a língua(Mc 7:31-35). O sinal do óleo, como qualquer outro sinal externo usado na cura representa a emissão de poder por parte daquele que emprega o sinal.

“Ungindo-o com azeite em nome do Senhor...” A unção com óleo não foi uma instituição feita por Jesus, sendo um elemento encontrado na própria cultura judaica, e naturalmente útil para confirmar, sobre-naturalmente, as credenciais dos enviados de Deus. Também não podemos imaginar que os apóstolos realizaram-na contra a vontade de Jesus. O óleo somente deverá ser aplicado relacionado à eficácia da oração. A unção foi ordenada para representar a eficácia da oração e do nome de Jesus, esta prática indicava que ao invocar o nome de Jesus, a pessoa estava agindo como um representante de Deus exercendo o poder de Deus.

A imposição de mãos: “a oração é a força geradora que nos une a Deus que pode alterar as condições físicas, pois nos vincula ao poder de Deus(Hb.11.1-6).; ela unge os corpos enfermos visando a recuperação da saúde, e não em benefício da alma”. O versículo em questão não afirma que a unção com óleo perdoa os pecados, mas sim a oração da fé após a confissão dos pecados(Tg. 5.16). Os antigos já utilizavam a unção com óleo pensando ter nele propriedades medicinais(Lc. 10.34), portanto sabemos que era usado como sinal tangível e visível do poder de Deus, pois ao receber a unção confirmavam a fé em Deus.

“A oração da fé salvará o doente...” A cura é realizada através de uma energia real e essa energia pode fazer qualquer coisa. Às vezes opera até à parte da fé e a despeito de qualquer coisa a respeito de que está enfermo. Normalmente a fé é algo necessário, mas nem sempre. Parece um paradoxo, mas Jesus ressuscitou mortos(não foi a fé deles que operou, pois estavam mortos), Ele curou muitas crianças quando as mesmas não tinham condições de pedir a cura. A unção é feita “em nome do Senhor Jesus”. O termo usado: “A oração da fé salvará o doente...”, não se trata da salvação da alma, e sim, do corpo físico da doença e até da morte física, levantando-o do leito de enfermidade. Na seqüência, Tiago afirma que: a confissão dos pecados seria necessária para que os pecados sejam perdoados e assim a alma fosse salva(Tg. 5:16). O uso do Nome do Senhor Jesus, faz da unção um ato espiritual e nos dá a garantia de que Ele operará a cura:

a) Ele quer curar a todos: nos textos de Mateus 14:14 e 15:30-31; afirmam que Jesus tinha uma grande compaixão pelos doentes e curava a todos. Eram trazidos a Ele, cegos, coxos, surdos, mudos, aleijados e outros muitos que eram colocados aos pés de Jesus, e Ele os sarou. A multidão ao ver os milagres acontecerem se maravilhou e glorificou a Deus.

b) Ele cura e também perdoa pecados: no texto de Mt. 9.5, Jesus curou um paralítico que não era seu seguidor, e para provar que também podia perdoar os seus pecados, Ele disse: “Os teus pecados te são perdoados, ou levanta e anda”.

c) “Ele também tocava em pessoas “imundas” e permitia ser tocado por elas”: Em Mt. 8:1-4, Ele encontra um leproso que Lhe pede a cura, Jesus estende a mão, tocando-o disse: “Quero, sê limpo...” E logo ficou purificado da lepra. Notamos aqui que ninguém poderia tocar em um leproso, pois segundo as leis Mosaicas era considerado imundo(Lv. 13:14; Num.5:2). Mas Jesus o tocou e o curou. A mulher que sofria fluxo de sangue (Mc. 5:25-34), que também era considerada imunda segundo esta mesma lei, foi curada ao tocar em Jesus. Uma das maiores provas de fé na era neotestamentária é o relato desta mulher Cananéia(Mc. 7:25-29),que ao interceder por sua filha que estava endemoniada; recebeu a resposta de Jesus: “Não convém tomar pão dos filhos e lança-los ao cachorrinhos...” . Jesus teve uma resposta surpreendente: “Os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos filhos”. Jesus disse: Por essa palavra, vai, o demônio já deixou a sua filha.

d) Ele utiliza de sua própria saliva para curar: Vemos duas narrativas em que Jesus utiliza de sua saliva para realizar um milagre: Mc. 7:31-35, Ele cura um surdo e gago, colocando o dedo em seus ouvidos,e cuspindo, tocou-lhe a língua e ordenou que se abrisse os ouvidos e a prisão da língua se desfizesse; e o homem falou e ouviu perfeitamente. O cego de Betsaida(João 9:6-15). Jesus cuspiu no chão fez um lodo, untou com lodo os olhos do cego e disse: vai e lava-te no tanque de Siloé. Foi, pois e se lavou e voltou vendo. Ao cuspir no chão e fazer um lodo, Jesus usou de um meio físico para realizar um milagre. Ele apenas poderia ter dito ao homem, e ele seria curado. Mas ao untar os seus olhos com lodo, Jesus o ungiu com sua saliva. O que seria mais fácil para nós, cuspirmos no chão e fazer um lodo e untar alguém(se é que alguém permitiria que o untássemos nossa saliva ), ou usar o azeite para ungi-lo? Jesus não perguntou ao homem se ele era Judeu ou um dos seus seguidores(com certeza não era um dos seus seguidores, pois ao responder aos seus inquiridores, ele respondeu: “Um homem chamado Jesus untou-me os olhos...”), mas ungiu-o com sua saliva e o curou de sua cegueira.

Conclusão: Ao efetuar a cura de alguém, seja ele crente ou não, o propósito de Deus é que o nome de Jesus seja glorificado, a fé seja aumentada e através das operações de maravilhas, muitas almas possam ser salvas. Nem todos os que Jesus curou, viraram seus seguidores, pois uma grande multidão o seguia; uns para ouvir os seus ensinamentos, pois julgavam ser Ele um grande filósofo ou profeta; outros para serem alimentados fisicamente; outros por pensarem que Ele os lideraria para libertá-los do Império Romano; outros, porque Ele curava a todos; e havia aqueles que como Pedro era seu discípulo. Mas através da operação de milagres realizada naqueles que iam a Ele, muitas outras pessoas que os conheciam, através daqueles milagres, tornaram-se seus discípulos.

Autor: Pr. Célio de Almeida Theago

(Fonte de pesquisa: A Bíblia explicada versículo por versículo, Dicionário Vine – CPAD.)

Um comentário:

  1. Pastor Célio
    A Paz do Senhor

    Fiz uma visita no blog do senhor e achei interessante. Estou me tornando seguidor de seu blog e gostaria que o irmão visitasse o meu blog também e torna-se seguidor dele. O meu blog possui estudos bíblicos e notícias religiosas que saem na imprensa. O irmão vai gostar. Deus abençoe.

    Rafael Carlos
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