segunda-feira, 18 de abril de 2011

EBD - LIÇÃO 4 - 24/04/2011

O ESPÍRITO SANTO - AGENTE CAPACITADOR DA OBRA DE DEUS

"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, pois, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder" (Lc 24.49).

VERDADE PRÁTICA

O Espírito Santo ajuda-nos a viver de maneira santa e habilita-nos a realizar com eficácia, a obra do Senhor Jesus Cristo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Lucas 24.46-49; Atos 1.4-8

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

- Conhecer a atuação do Espírito Santo na humanidade;

- Compreender que não podemos viver sem a presença do Espírito Santo, e

- Conscientizar-se que o batismo no Espírito Santo capacita o crente no serviço do Reino.

PALAVRA-CHAVE

CAPACITAÇÃO: - ato ou efeito de capacitar; habilitar para alguma função.

INTRODUÇÃO:

Podemos dizer que o dia de Pentecostes deu início a uma nova etapa na vida dos “seguidores de Cristo”, os “discípulos”, a “igreja”. Aqueles homens e mulheres estavam habituados com a presença de Jesus e sabiam que quando não conseguissem resolver algum problema lá estaria Jesus (fisicamente) para ajudá-los. A partir da ascensão de Jesus, de onde viria a “ajuda” nos momentos difíceis, ou que se “encarregaria de realizar o impossível?” Mas Jesus prometeu a “virtude do Espírito Santo” (At 1.8), e essa virtude mudaria para sempre a historia do cristianismo. Pois esta virtude do Espírito Santo é que capacita a Cada indivíduo a realizar a obra de Deus de acordo com os seus propósitos.

Contexto histórico:

Quarenta dias depois de sua ressurreição, Jesus deu instruções finais aos discípulos e ascendeu ao céu (At 1.1-11). Os discípulos voltaram a Jerusalém e se recolheram durante alguns dias para jejum e oração, aguardando a promessa que Jesus proferiu Cerca de 120 seguidores de Jesus aguardavam.
Cinqüenta dias após a Páscoa, no dia de Pentecoste, um som como um vento impetuoso encheu a casa onde o grupo se reunia. Línguas de fogo pousaram sobre cada um deles e começaram a falar em línguas diferentes da sua conforme o Espírito Santo os capacitava. Os visitantes estrangeiros ficaram surpresos ao ouvir os discípulos falando em suas próprias línguas. Alguns zombaram, dizendo que deviam estar embriagados (At 2.13).
Mas Pedro fez calar a multidão e explicou que estavam dando testemunho do derramamento do Espírito Santo predito pelos profetas do Antigo Testamento (AT) (At 2.16-21; Jl 2.28-32). Alguns dos observadores estrangeiros perguntaram o que deviam fazer para receber o Espírito Santo. Pedro disse: " Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo " (At 2.38). Cerca de 3 mil pessoas aceitaram a Cristo como seu Salvador naquele dia (Atos 2.41).

  1. O ESPÍRITO SANTO operando em nossas faculdades mentais.

O Espírito Santo precisa trabalhar na mente e no coração dos homens que realmente desejam ser autênticos instrumentos na obra de Deus. O Apóstolo Paulo quando recomenda aos irmãos de Roma dizendo: “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente...” (Rm 12.2), ele tinha pleno conhecimento da batalha que se trava no campo da mente humana. O nosso inimigo tenta de todas as formas tornarem cativas as nossas mentes, bombardeando idéias, pensamentos, imagens, sentimentos, tentando com isso impedir de batalhar por Cristo.

Necessitamos da atuação do Espírito Santo em nossa vida para resistirmos a estas ciladas do diabo. A palavra "cilada" no grego corresponde a palavra "METHODIA", de onde vem a nossa palavra portuguesa "MÉTODO". Isso significa que Satanás é dono de uma estratégia total, bem ordenada, eficaz, comprovada ao longo do tempo e que funciona como por encanto.

"Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestiais" (Efésios 6,12).

Observe que a luta de que nos fala o apóstolo Paulo não é uma luta visível, mas MENTAL, por isso ele recomenda: ...”mas transformai-vos pela renovação de vosso entendimento...”

A mente carnal é a "morte"; é "inimizade contra DEUS"; "não está sujeito à lei de DEUS, nem mesmo pode estar"; "não pode agradar a DEUS" (Romanos 8:6-8). Que contradição uma igreja alegar ser "de CRISTO" quando as pessoas que a compõem têm a mente carnal que não pode agradar a DEUS!

O remédio do ESPÍRITO para a mente carnal é: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS" (Romanos 12:2). Renovação da mente! Transformação! Metamorfose! Livrar a mente das disposições e dos interesses carnais, enchendo-a com as disposições e os interesses espirituais! Essa é outra forma de dizer: "Habite, ricamente, em vós a palavra de CRISTO" (Colossenses 3:16). Não é tarde demais. Deixe que ele te molde. A felicidade eterna está em jogo.

  1. O ESPÍRITO SANTO operando nos sentimentos e vontades

O homem por suas próprias forças jamais seria capaz de responder positivamente ao chamado da salvação, Jesus assim declara: E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo (João 16:8-11). A conversão é o resultado direto da ação do ESPÍRITO SANTO em seu trabalho de convencimento e posterior desejo de arrependimento e necessidade de perdão na vida do homem.

  1. O ESPÍRITO SANTO e a adoção.

"Porque todos os que são guiados pelo ESPÍRITO de DEUS, esses são filhos de DEUS" (Rm 8.14).
"Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos; Aba, Pai" (Rm 8.15).
"O mesmo ESPÍRITO testifica com o nosso espírito, que somos filhos de DEUS" (Rm 8:16).

O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRENTE

1. A presença constante do ESPÍRITO SANTO.

Jo 14.16 Eu pedirei ao Pai, e ele vos dará outro consolador (Paráclito), que estará convosco para sempre. 17 Ele é o ESPÍRITO da verdade, que o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis porque permanece convosco e está em vós.

2. O desenvolvimento da relação com o Divino ESPÍRITO SANTO.

I João 2.27, o Senhor declara: E a unção que vós recebestes d’Ele, fica em vós, e não tendes necessidade de que algum vos ensine, mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.

Efésios 1.17 O DEUS do nosso Senhor JESUS CRISTO, o Pai da Glória, vos dê em seu conhecimento, o ESPÍRITO de sabedoria e de revelação.

João 16.13 Mas, quando vier aquele ESPÍRITO da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.

3. Ser "cheio do ESPÍRITO SANTO".

"E não vos embriagueis com vinho... mas enchei-vos do ESPÍRITO" (Efésios 5:18).

É nossa obrigação o enchimento e não obrigação de DEUS - O ESPÍRITO SANTO mora dentro de nós e conosco. À medida que falamos em línguas, adoramos e glorificamos a DEUS e exaltamos a JESUS como nosso Senhor e salvador, vamos nos enchendo e ai nos tornamos aptos a realizar a obra de DEUS na unção e no poder do ESPÍRITO SANTO.

Desenvolve no crente o Fruto do ESPÍRITO

A nossa convivência diária com o ESPÍRITO SANTO desenvolve em nós o caráter de CRISTO.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra tais coisas não existe lei” (Gálatas 5:22, 23).

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO CAPACITA-NOS A FAZER A OBRA DE DEUS

1. Intrepidez para testemunhar.

O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.

Atos 4.13 Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus.

Atos 4.29 - Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra,

Atos 4.31 - E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

Atos 13:46 - Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios.

Atos 26:26 - Porque o rei, diante de quem falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.

2 Coríntios 3:12 - Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.

2 Coríntios 7:4 - Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação e transbordante de gozo em todas as nossas tribulações.

2 Coríntios 10:2 - rogo-vos, pois, que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns que nos julgam como se andássemos segundo a carne.

2 Coríntios 11:21 - Envergonhado o digo, como se nós fôssemos fracos, mas, no que qualquer tem ousadia (com insensatez falo), também eu tenho ousadia.

Efésios 3:12 - no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.

Hebreus 10:19 - Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus,

2. Formação de discípulos.

(Atos 13:3) - Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

3. Chamados para servir.

Disse o ESPÍRITO SANTO:

(Atos 13:2) - E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o ESPÍRITO SANTO: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

INTERAÇÃO

Professor enfatize o fato de que o ESPÍRITO SANTO nos capacita e habilita-nos a realizar a obra de DEUS. Sem Ele não temos condições para cumprir eficazmente a Grande Comissão que nos confiou JESUS. Podemos ver que os discípulos de JESUS antes do batismo com o ESPÍRITO SANTO eram tímidos e bem temerosos, mas após o revestimento de poder eles tornaram-se ousados e corajosos. Eles saíram por toda parte anunciando a Palavra de DEUS. Precisamos do Consolador! Permita que o ESPÍRITO SANTO controle e guie a sua vida. Siga a orientação de Paulo - "ser cheio do ESPÍRITO" (Ef 5.18) e seja um instrumento nas mãos de DEUS. (Texto adaptado por Pr. Célio Theago)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.